quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

JUSSARA VOSS

Vindouro

23 novembro, 2010 por Jussara Voss                                                                                            07:27
Fim de tarde no Vindouro. Antes de a minha amiga chegar fui saudada pelo jovem Marco Antônio Araújo, do restaurante que deixou de ter a consultoria do chef francês Alain Uzan e que caiu nas graças dos moradores do Cabral e adjacências. O lugar deu supercerto e segue uma linha mais ou menos de clássicos franceses, com pequenos pratos e vinho em taça servidos no novo bar da casa. “Vai jantar”, pergunta o chef.  Eu digo que só gostaria de aperitivar e aceitei, sem pensar, a sugestão de três pequenos pratos, camarão e carré de cordeiro, nem escutando a terceira opção de tão entusiasmada que fiquei. As duas primeiras entradas vieram rápidas, o restaurante ainda estava quase vazio, e arrebataram. O camarão grande grelhado estava no ponto e veio acompanhado de um leve tempero e tomate cereja também grelhado. Depois o minicarré, ai que pena do bicho, veio com uma alcachofra em conserva partida ao meio e recheada com queijo brie gratinado e fez com que eu me empolgasse e pedisse mais uma taça do espumante rosé da Amadeus que eu não conhecia e que estava muito bom. Depois vieram uns pedaços de mignon com pequenas porções de batatas assadas que me fizeram lembrar da descrição do Eliseu Fernandes, sócio e somellier da casa, quando perguntei sobre as novidades, “estamos com uma massa nova, “mezza luna de foie gras” que está muito boa”. Era o que estava faltando para a noite ser coroada. Esqueça a carne, peça a massa. Chamei o garçon e disse: “veja se o Marco não faz uma porção do mezza luna “. Estaríamos exagerando? De jeito nenhum, o prato, que demorou a chegar, passado das 9 da noite, o restaurante já estava cheio, veio no ponto certo, e com um recheio perfumado e saboroso. Ainda tinha a sobremesa. “Só se for alguma coisa muito leve”, implorou a minha amiga. O “confit de pera com espuma de amêndoas” era bem líquido, dava para sentir a fruta seca, até parecia um drink que não só cumpriu seu papel como remeteu as sobremesas de restaurantes internacionais estrelados: leve, não muito doce, suave, não comprometendo os sabores, nem a noite agradável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário